Como e quando testar um software? DEV Community

Outro exemplo são ferramentas de criptografia que podem ser colocadas a prova, a fim de verificar a eficácia na proteção dos dados criptografados. Analisar essas características de usabilidade em uma
aplicação em desenvolvimento, ou até mesmo pronta, possibilita que muitos
problemas sejam diagnosticados antes do software ser disponibilizado
para o cliente. Ao longo desse artigo, além dos testes já citados, serão
apresentadas as vantagens e as ferramentas que viabilizam as suas respectivas execuções. Como referência principal, será utilizada a ISO-9126, uma norma que define características
e subcaracterísticas voltadas para a qualidade de software.

como ser tester de software

Confira neste post o que é o teste de software na prática, tipos e porque são importantes. Uma das razões de investir em um processo de teste de software é preservar a experiência do cliente. Isso serve para tentar sempre evitar uma pirâmide invertida (focada em testes de ponta a ponta), ou em formato de ampulheta (foco em testes unitários e ponta a ponta, mas nenhum em integração). Isso gera insatisfação no cliente e ainda pode atrasar o fluxo de trabalho da sua equipe, que não se planejou para atender a essa demanda urgente. Dessa forma, o teste de software pode ser um grande aliado na hora de evitar esse tipo de situação desagradável. Existem ferramentas disponíveis, para que você rode em paralelo junto ao seu sistema, que têm o objetivo de encontrar falhas e ou possíveis vulnerabilidades para ataques.

Teste de Unidade

A norma ISO 9126, que trata da qualidade de produtos de software, designa 6 atributos que devem ser avaliados. Afinal, quando um usuário executa uma ação em qualquer aplicativo e ele falha, sua satisfação será comprometida e até prejuízos financeiros podem ser gerados. Para quem está codando se torna muito fácil enxergar apenas o “caminho feliz” das funcionalidades desenvolvidas e deixar passar alguns bugs despercebidos no caminho. Portanto, não os esqueça durante a revisão de código pois eles podem ser o portão final para a produção.

Assured to provide CHECK Penetration Testing – NCSC.GOV.UK – National Cyber Security Centre

Assured to provide CHECK Penetration Testing – NCSC.GOV.UK.

Posted: Sat, 23 Jul 2022 00:14:52 GMT [source]

Essas decisões devem ser tomadas de acordo com as principais características do sistema que está sendo desenvolvido. Isso significa que o teste de software ajuda você a ganhar a confiança dos consumidores, melhorando a sua reputação perante o mercado como um todo. Esse alinhamento é necessário uma vez que, muitas vezes, o seu cliente terá menos conhecimentos sobre a área de TI do que os seus colaboradores. Dessa Como escolher um curso para trabalhar com desenvolvimento web? forma, ele pode explicar o que precisa de forma informal, sem deixar claras as suas expectativas reais e exatamente o que deseja em relação às funcionalidades e design do softwares que está sendo desenvolvido. Isso significa que é por meio dessa etapa que você é capaz de verificar se determinado software foi desenvolvido dentro dos padrões de qualidade exigidos e se todas as funcionalidades estão em operação.

Como e quando é feito o teste de software?

Os testes de aceitação são aplicados a fim de avaliar se o sistema atua como o esperado pela base de usuários e se atende aos requisitos do negócio. A plataforma precisa estar ativa e em execução para que este tipo de teste aconteça, avaliando https://www.bcnoticias.com.br/como-se-tornar-um-analista-de-dados/ a estabilidade do software e verificando se há falhas em qualquer momento da cadeia ao replicar os comportamentos do usuário. Testes de integração verificam se diferentes módulos ou serviços usados pelo seu aplicativo funcionam bem juntos.

Pensando na acessibilidade, estima-se que somente no Brasil,
segundo o último censo do IBGE, 23,95% da população sofra de algum tipo de deficiência. Já a Usabilidade e
Confiabilidade podem
garantir, no mínimo, a fidelização do cliente, tornando o software mais eficaz,
eficiente e compreensível. Executar os testes de Usabilidade, Confiabilidade,
Portabilidade e Acessibilidade não é uma atividade comum dentro de um Processo
de Teste de Software. No entanto, à medida que são inseridos, de forma
combinada ou não, podem contribuir significativamente para a ampliação do
público alvo da aplicação. A escolha depende de cada projeto e está
diretamente ligada ao resultado que se deseja obter. Conta com testes que rodam em browser variados, grava e reproduz, além de ter compatibilidade com aplicativos de automação como Silverlight e Ruby.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?